Baixe nosso app

NOVIDADES

SETEMBRO DOURADO: CÂNCER INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Setembro é o mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil. O movimento Setembro Dourado, que acontece em todo o país, reforça a importância do diagnóstico precoce da doença. Atualmente no Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer infantojuvenil representa cerca de 3% de todos os casos de câncer diagnosticados, e tem incidência estimada de 8.460 casos novos por ano no país.

O diagnóstico precoce da doença é fundamental, já que na maioria dos casos, quando a doença é diagnosticada precocemente e o paciente encaminhado rapidamente para o Centro de Tratamento, as chances de cura podem ser maiores que 80%. No Espírito Santo, o centro de tratamento referência é Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg). Para reforçar esse alerta, a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil – Acacci realiza a campanha Setembro Dourado no Espírito Santo. Durante todo o mês, a instituição promove a divulgação em seus canais de comunicação e realiza ações para sensibilizar pais, professores, profissionais de saúde e gestores públicos sobre o tema.

“O movimento Setembro Dourado é uma importante campanha, oportunidade em que a Acacci tem de intensificar informações tão importantes para a sociedade. Além de disseminar o seu propósito”, afirma a superintendente da ACACCI, Luciene Sena.

O atraso no diagnóstico é um dos maiores problemas no Brasil, onde a média nacional de sobrevida é de 64%. No Espírito Santo, para contribuir com identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes, favorecendo o aumento das chances de cura, a Acacci, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, desenvolve o Programa Diagnóstico Precoce, que capacita e sensibiliza profissionais e estudantes da saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas da doença em fases precoces da doença. Criado em 2011, em seu primeiro ano o programa treinou 300 profissionais. A iniciativa foi retomada no ano passado e em 2020 e 2021 já capacitou mais de 297 pessoas.

Para a médica onco-pediatra, conselheira da Acacci e coordenadora científica do Programa Diagnóstico Precoce no Espírito Santo, Drª Glaucia Perini Zouain Figueiredo, “o programa é um aliado fundamental na redução da mortalidade infantil por câncer”.

Na luta contra o câncer infantojuvenil, a Acacci também oferece um um programa de assistência integral às crianças, adolescentes e suas famílias, apoiando não apenas o tratamento, mas também oferecendo o suporte econômico, social e psicológico a todos os envolvidos. Essa rede de apoio garante a continuidade do tratamento dos pacientes e eleva a possibilidade de sucesso na luta contra o câncer. Além da Casa da Família, que oferece acolhimento, a instituição garante suporte psicossocial e mantém centros de tratamentos equipados, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.



Setembro Dourado

A campanha Setembro Dourado é realizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC em todo o Brasil. Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do “Setembro Dourado” objetivam diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura da doença.

Alguns sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:
– Dores ósseas e articulares;
– Perda de peso;
– Sangramento;
– Mancha branca no olho;
– Febre persistente sem causa definida;
– Palidez progressiva;
– Dor de cabeça persistente, podendo ser acompanha de vômitos.

Seja um verdadeiro detetive contra o câncer infantojuvenil! Acesse o material da campanha por meio do link e marque a Acacci nas redes sociais.

Link: https://drive.google.com/drive/folders/1EOiZhLkuvSH99ESlOOeCph_FEVhd1PyA?usp=sharing

Sobre a Acacci
A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), criada em 15 de março de 1988 e tem como objetivo oferecer suporte psicossocial, integrativo e complementar às crianças e adolescentes em tratamento e às suas famílias.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Para mais detalhes, veja nossa Política de Privacidade .